Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A Eficácia das Vacinas e Outras Coisas

Quinta-feira, 25.02.21

A vacina pode ser eficaz para prevenir morte, doença grave, doença ligeira ou infecção. Os números das eficácias das vacinas que estamos a ver é a eficácia de uma vacina prevenir COVID-19, ou seja, infecção com sintomas, pelo que a eficácia é maior se for para prevenção de doença grave. Isto quer dizer que, se uma vacina tiver eficácia de 70% para infecção com qualquer sintoma ligeiro, terá cerca de 90% de eficácia para doença grave e morte.

É necessária uma vacinação rápida para a população já que é por aqui que reduzimos a pressão selectiva para que o vírus mude para novas variantes. Quanto mais transmitido é o vírus mais ele muda e maior a probabilidade de gerar novas variantes ainda mais transmissíveis.

Quem teve COVID-19 tem de ser vacinado?

Sim, pois não sabemos quanto tempo dura a imunização natural. Além disso, essa imunização depende da carga viral recebida. Uma vez que as vacinas incrementam a mesma dose de imunidade, estudada para ser duradoura, o melhor é tomar a vacina mesmo já tendo tido a doença. Além disso, foram testadas pessoas que já tinham tido COVID-19 e demonstrou-se, dessa forma, que a vacina é segura para quem já teve a doença.

Quando vamos deixar de usar máscara?

A maior parte das vacinas contra a COVID-19 tem 2 doses. A vacina de Oxford tem um espaçamento recomendado de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose. Outras vacinas apresentam uma recomendação de espaçamento menor, mas isso deve-se ao tipo de tecnologia da vacina. Sabe-se, também, que a protecção causada pela vacina acontece após 15 dias da toma da segunda dose.

Devemos lembrar-nos que

1- nenhuma vacina é 100% eficaz, pelo que, mesmo vacinados, podemos ser infectados

2- ainda não sabemos se estas vacinas são eficazes para proteger a infecção sem sintomas e a transmissão. Existem evidências preliminares de que a maioria das vacinas reduz a probabilidade de infecção mas ainda faltam dados.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Dário Cardina às 12:20





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Fevereiro 2021

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28